Durante o período que marca o fim da Velha República e a formação de um novo governo, um líder discursa aos cidadãos trabalhadores do !
Getúlio Vargas 1951, Dia do Trabalhador, estádio São Januário, Rio de Janeiro
Discurso escrito aqui ↓ por causa do áudio ruim
Depois de quase 6 anos de afastamento, durante os quais nunca me saíram do pensamento a imagem e a lembrança do grande e longo convívio que mantive convosco, e outra vez aqui ao vosso lado, para falar com a familiaridade amiga de outros tempos.
E para dizer que voltei a fim de defender os interesses mais legítimos do povo e promover as medidas indispensáveis ao bem estar dos trabalhadores!
Esta festa de 1º de Maio tem/vem para mim e para vos, uma expressão simbólica, é o primeiro dia de encontro entre os trabalhadores e um novo governo!
E eu com profunda emoção retorno ao vosso convívio, neste ambiente de regozijo[1] e de festa nacional, em que nos revemos, uns aos outros, a céu aberto, em que o governo fala ao povo, de amigo para amigo, na linguagem simples, leal e franca com que sempre vos falei!
Não me elegi sob a bandeira injuntiva[2] de um partido, e sim por um movimento importante e irresistível das massas populares, não me foram buscar na reclusão, para que viesse fazer mera substituição de pessoas, ou simples mudança de quadros administrativos.
A minha eleição teve significado muito maior e muito mais profundo, por que o povo me acompanha na esperança que o meu governo possa envidar[3] uma nova era de verdadeira democracia social e econômica.
E não apenas para emprestar o seu apoio e a sua solidariedade a uma democracia meramente política que desconhece a igualdade social.
Percam a ilusão, os que pretendem separar-se ou separá-los de mim. Juntos estamos e juntos estaremos sempre, na alegria e no sofrimento, nos dias de festa como os de hoje e nas horas de dor e sacrifício.
E juntos haveremos de reconstruir um melhor, onde haja mais segurança econômica, mais justiça social, melhores padrões de vida e um clima novo de segurança e bem estar para esse bom e generoso povo brasileiro.
2 injuntiva: imperativo, obrigatório
3 envidar: Pôr muito empenho em, esforçar-se.
Um presidente preocupado com os trabalhadores e sociedade, com uma notável mudança de visão, uma verdadeira ponte entre Velha e Nova República, ponte que possibilitou várias das leis trabalhistas para que
hoje, nós, Trabalhadores do ! consiguamos melhores condições de exercer profissão. Do contrário, buscar meios de lutar pelas mesmas.
Gaspar Rocha
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário