terça-feira, 22 de maio de 2012

Contenda de Contestado


Guerra travada em solo brasileiro, onde o povo, subestimado até certo ponto da guerra, se mostra mais forte que as tropas do exército. Ocorrida no período de 1912 à 1916, tal que um povoado crescendo durante esse período, alcançou uma população de mais de 10.000 pessoas, sob liderança de um líder messiânico, um monge de nome José Maria, indagam por moradia e justiça, direito que foram privados por interesses individuais.
Localizados entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o povoado habitava uma região com uma floresta preciosa e um solo fértil, dedicado a plantação de erva mate. Esses fatores muito chamaram a atenção da Brazil Railway, empresa norte-americana responsável pela construção da ferrovia que liga o estado de São Paulo ao do Rio Grande do Sul, e que passa pela região de "Contestado".
O governo tinha a pior concepção possível do que aquele movimento representava, e piorou quando tomou caráter religioso sob a liderança de José Maria. Tropas foram enviadas não para conter, mas para aniquilar com aquele movimento. No primeiro combate, as forças do governo foram derrotadas, mas o monge líder José Maria morreu no combate, o que acresceu o sentimento de revolta.
Até a o final da guerra ocorreram uma serie de épicas batalhas onde Contestado saía vitorioso sobre regimentos treinados do exército. O cerco final, que levou o povoado a derrota, durou, não ao certo, um ano. Batalhas que aconteciam regularmente, onde o governo utilizou de artilharia pesada, como fuzis, metralhadoras, canhões e até mesmo aviões para bombardeio.
As tropas do governo saíram vitoriosas no final, resultando na morte de milhares de sertanejos do povoado, sendo esta mais uma história do descaso político e social que ocorreu no grande, imponente, e glorioso !


Bandeira do Contestado (1912* / 1916+).

Gaspar Rocha
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário